Para ser grande Dois Vizinhos precisa investir forte em Educação, Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico

Todos sabem que, no Brasil, há tempos, observa-se a superficialidade e a indiferença com que a educação pública vem sendo tratada pelos nossos governantes e por setores conservadores e reacionários da sociedade. 

Vale lembrar que as nações mais desenvolvidas, tais como, Japão e Alemanha, atingiram um alto grau de desenvolvimento social, econômico e tecnológico, a médio prazo, graças a investimentos adequados em educação, pesquisa e desenvolvimento científico. 

A falta de um projeto de nação sério e objetivo nos moldes de algumas nações europeias, asiáticas e mesmo americanas é o grande entrave para um desenvolvimento real e sustentável do Brasil e de toda sua municipalidade. 

No caso brasileiro de imediato além da urgência no combate a corrupção e a impunidade outro fator que precisa receber mais atenção de todos nós é a Educação Básica. 

Em termos de educação, muito se tem discutido, recentemente, no meio acadêmico acerca da relação entre infraestrutura e aprendizado, especialmente nos anos iniciais da Educação Básica, isto é, do 1º ao 5º ano, justamente por representarem a base de toda a educação e informação que receberão no decorrer de suas vidas essa base precisa ser forte. Portanto, ela precisa ser melhorada, e os investimentos reais precisam ser ampliados e aplicados de forma correta.

Ainda que as escolas municipais de Dois Vizinhos contem com bons diretores, com professores exemplares e dedicados e com o entusiasmo de nossos alunos, há o reconhecimento de que algo precisa ser feito e melhorado urgentemente. Alguns estudos já apontam que a infraestrutura escolar interfere na formação de nossas crianças. Não é só pela questão do conforto e bem estar, mas também pela segurança e pelo peso pedagógico que ela exerce no processo de ensino-aprendizagem. 

No que diz respeito à Educação Fundamental, a Rede Municipal de Ensino de Dois Vizinhos até julho de 2017, contava com 2686 estudantes matriculados, sendo 244 de escolas do campo e 2442 de escolas do urbano. Para atender esse público o município possui 211 professores efetivos com carga de 20 horas semanais, 127 funcionários (secretários, motoristas e serventes). São 13 escolas em funcionamento, e mais duas em construção (Escola São Francisco Xavier e Escola Santa Luzia/Loteamento Bem Morar).

É pertinente destacar que há uma necessidade de construir mais escolas, não fechar as que existem e a indispensabilidade de manutenção da estrutura das mesmas. Todas as escolas municipais precisam de melhorias. 

A educação é uma das principais bandeiras que estou levantando como professor e a agora também como vereador. Nesse sentido, em decorrência do trabalho parlamentar, realizei algumas indicações junto ao Poder Executivo para que este viabilize estudos e proceda com urgência a edificação de uma escola no Bairro Jardim da Colina, bem como da realização de reformas e ampliações nas escolas Nossa Senhora de Lourdes e Presidente Vargas, entre outras que precisam da maior presença do Poder Público.

E, para tudo isso, há que se investir mais e melhor, afinal a educação precisa assumir o protagonismo no papel que lhe cabe no desenvolvimento socioeconômico de nosso município. Quem investe em educação, consequentemente, diminui gastos com saúde pública e segurança, e isso é um fator extremamente positivo e deve ser considerado com otimismo pelos nossos gestores.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas